segunda-feira, 3 de outubro de 2011


A vaca do Mineirinho
Parte I

Quando lemos que o autor do texto é Ziraldo, já sabemos que aí vem alguma coisa engraçada. Vamos confirmar essa sensação lendo o texto abaixo?

Mineirinho estava sentado à beira de uma estrada, tendo ao lado sua vaca. Passou um ricaço muito gozador, dirigindo seu carrão. Mineirinho, ao vê-lo passar, pediu carona. O dono do Porsche resolveu parar.
___   uma caroninha, moço?
E o ricão:
___   Mas, e a  vaca?
___   Eu amarro ela no pára-choque __ respondeu o Mineirinho.
___   Mas ela não vai agüentar, meu chapa!
___   Guenta, sim.
___   Tá bom. Você manda!
E lá se foram eles, com a vaca amarrada no pára-choque traseiro do carro.
Retirado do livro Anedotas do Pasquim 2, Ziraldo Alves Pinto.
Rio de Janeiro, Codecri, 1.975.
 
1)    Faça um círculo colorido ao redor dos verbos e expressões que estão
destacados no texto:
·         Azul: quando o verbo indicar uma idéia de passado;
·         Amarelo: quando o verbo indicar uma idéia de presente;
·         Vermelho: quando o verbo indicar uma idéia de futuro;

2)    Sublinhe com lápis azul a fala do narrador e com lápis amarelo a fala do personagem.

3)    Observe como ficou seu texto. Que relação você observa entre o tempo verbal e as falas de narrador e personagem?

4)    Experimente inverter agora. Onde o verbo estiver no passado, reescreva o texto colocando-o no presente; onde estiver no presente ou no futuro, reescreva-o no passado.

5)    E aí, como ficou? Escreva o que você observou no texto em relação à troca dos tempos verbais.

A vaca do Mineirinho
Parte II

O ricão estava a toda e, quando estava a oitenta por hora, olhou pelo espelho e lá estava a vaca correndo. Não acreditou. Pisou mais e o carro foi a cem. E lá estava a vaca. Ficou cabreiro e acelerou mais o carro, e toma cento e quarenta, e vaca atrás, firme. Quando chegou a duzentos, ele olhou o espelho e viu que a vaca estava com a língua de fora.
___   Parece que sua vaquinha não vai agüentar muito tempo esta corrida, não,meu velho. Já está com a língua de fora.
___  Para que lado está a língua?
___   Para a esquerda __ respondeu o ricaço.
___   Então encosta pra direita, que ela ta pedindo passagem!

E então?! Por essa você não esperava, hein?!
1)    Um dos parágrafos foi reescrito várias vezes. Observe com muita atenção e veja quais combinações de tempo e pessoa dos verbos são possíveis e quais não são. Assinale com um certo quando estiver correto e corrija quando estiver errado, escrevendo o verbo corretamente no caderno.

a)    O ricão saiu a toda e, quando estava a oitenta por hora, olhou pelo espelho e lá estava a vaca correndo. Não acreditou. Pisou mais e  o carro foi a cem. E lá estava a vaca. Fiquei cabreiro e acelerou mais o carro, e tome cento e quarenta, e a vaca atrás, firme. Quando chegou a duzentos, ele olha o espelho e viu que a vaca estava com a língua de fora.

b)    O ricão saiu a toda e, quando estava a oitenta por hora, olhou pelo espelho e lá estava a vaca correndo. Não acredita. Pisou mais e  o carro foi a cem. E lá estava a vaca. Ficou cabreiro e acelera mais o carro, e tome cento e quarenta, e a vaca atrás, firme. Quando chegou a duzentos, ele olha o espelho e viu que a vaca estava com a língua de fora.

c)    O ricão sai a toda e, quando está a oitenta por hora, olha pelo espelho e lá está a vaca correndo. Não acredita. Pisa mais e  o carro vai a cem. E lá está a vaca. Fica cabreiro e acelera mais o carro, e tome cento e quarenta, e a vaca atrás, firme. Quando chega a duzentos, ele olha o espelho e que a vaca está com a língua de fora.

d)    O ricão saiu a toda e, quando estava a oitenta por hora, olha pelo espelho e lá está a vaca correndo. Não acreditou. Pisou mais e  o carro foi a cem. E lá estava a vaca. Ficou cabreiro e acelera mais o carro, e tomou cento e quarenta, e a vaca atrás, firme. Quando chegou a duzentos, ele olhou o espelho e viu que a vaca estava com a língua de fora.

e)    O ricão saiu a toda e, quando estava a oitenta por hora, olhei pelo espelho e lá estava a vaca correndo. Não acreditei. Pisei mais e  o carro foi a cem. E lá estava a vaca. Fiquei cabreiro e acelerei mais o carro, e tome cento e quarenta, e a vaca atrás, firme. Quando chegou a duzentos, ele olhou o espelho e viu que a vaca estava com a língua de fora.

2)    Qual tempo verbal aparece mais nesse texto do Ziraldo: passado, presente ou futuro?

3)    Este texto é:
a)    Crônica;
b)    Conto;
c)    Poesia;
d)    Anedota;

4)    Este texto está escrito em prosa ou em verso?

5)    O narrador participa da história ou apenas observa e relata os fatos? Como denominamos tal narrador?

6)    O humor do texto está em qual frase?

7)    Quem é o autor da anedota?

8)    De onde esse texto foi retirado?




Nenhum comentário:

Postar um comentário